Pesquisas Eleitorais

 
Encontre aqui sua Pesquisa
Pesquisa

Apesar de crescimento do petista Alexandre Cunha, Mourão lidera com folga

26/09/2012


​De acordo com a segunda rodada da pesquisa IBOPE Inteligência em parceria com a TV Tribuna sobre a sucessão municipal em Praia Grande, realizada entre os dias 18 e 20 de setembro de 2012, o candidato Mourão (PSDB) mantém-se estável na liderança com 63% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece Alexandre Cunha (PT), com 21%. Em meados de agosto, na pesquisa anterior, o candidato tucano tinha 62% e o petista, 15%.  Por 2% dos eleitores é citado Cunha Lima (PSC). O candidato Jasper (PSOL), foi citado, porém não alcança 1% das intenções de voto, completando o cenário. Na rodada anterior, Cunha Lima e Jasper eram citados respectivamente por 2% e 1%.


Período de campo: De 18 a 20 de setembro de 2012
Tamanho da amostra: 602 eleitores
Margem de erro: 4 pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%
Solicitante: SAT-SISTEMA A TRIBUNA DE COMUNICAÇÃO DE SANTOS LTDA.
Registro: Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo sob o protocolo Nº SP-01006/ 2012
Data de Publicação: 21/09/2012


Votos válidos

No cálculo de votos válidos, onde são descontados os votos em branco, os votos nulos e os indecisos, Mourão alcança ¾ dos eleitores (73%) de Praia Grande, Alexandre Cunha soma 24% das citações, Cunha Lima, 3% e Jasper não atinge 1% das intenções de voto.

Destaques por segmentos

Dada a expressiva penetração de Mourão em todos os segmentos, não se verificam alterações significativas entre as duas rodadas nas variáveis analisadas.

Espontânea

Quando respondida a pergunta espontaneamente, ou seja, sem a apresentação dos nomes dos candidatos, Mourão alcança 58% das menções e Alexandre Cunha, 16%. Na pesquisa anterior, momento no qual havia ainda 26% que não apontavam o seu candidato (hoje, 14%), o candidato tucano recebia 53% das citações, enquanto que o seu opositor era citado por 10%. É ainda citado espontaneamente nesta rodada, Cunha Lima, por 3% dos eleitores. Jasper foi citado, porém não alcança 1% da preferência dos eleitores de Praia Grande.

Expectativa de Vitória

Independente da sua intenção de voto, 81% dos eleitores acreditam na vitória de Mourão, enquanto que para 10% o próximo prefeito de Praia Grande será Alexandre Cunha e para 2%, Cunha Lima. Uma proporção pequena, 7% dos eleitores, não sabem responder.

Rejeição

O candidato Jasper apresenta o maior índice de rejeição (41%) entre os candidatos, seguido, em um patamar inferior, por Cunha Lima, com índice de rejeição de 26% e Alexandre Cunha com 24%. O líder das intenções de voto aparece com índice de rejeição de 20%. Afirmam que poderiam votar em qualquer um dos candidatos, 5% e 16% não sabem responder. Na rodada anterior, os índices de rejeição de Jasper, Cunha Lima, Alexandre Cunha e Mourão eram respectivamente: 38%, 24%, 23% e 14%. Lembrando que, nessa pergunta, o entrevistado poderia citar mais de um candidato.

Avaliação da administração municipal

A atual administração do Prefeito Roberto Francisco dos Santos é avaliada como ótima ou boa por 31% dos eleitores de Praia Grande, regular por 39% e ruim ou péssima, por 26%. Apenas 4% não sabem responder. O índice de aprovação da atual administração é quase o mesmo de desaprovação. Aprovam a atual administração, 46% dos eleitores, enquanto 47% a desaprovam. Não sabem responder, 7% dos eleitores.

Perguntados sobre as áreas em que a população está enfrentando os maiores problemas em Praia Grande, a saúde é citada por sete em cada dez eleitores (71%), seguida por segurança pública com 39% e educação, mencionada por 20% dos eleitores da cidade praiana. Estes percentuais correspondem à soma das três áreas que o entrevistado poderia mencionar.
 
Avaliação das administrações estadual e federal

Em relação à administração do Governador Geraldo Alckmin, 58% atribuem menções ótimas ou boas, 26% acham que a atual gestão do estado é regular e 10% afirmam que a atual gestão é ruim ou péssima.

A administração da Presidente Dilma Rousseff por sua vez é avaliada como ótima ou boa por 60% do eleitorado de Praia Grande, 27% avaliam-na como regular e 10% acham que a presidente Dilma realiza uma administração ruim ou péssima.

 

 Outros Graficos

 

Selecione uma das opções abaixo para ver os resultados detalhados por variáveis sociodemográficas. Em seguida, clique nas abas abaixo do gráfico para escolher a variável desejada (sexo, idade, escolaridade e renda).

 

Somente desta rodada            Histórico de todas as rodadas