Pesquisas Eleitorais

 
Encontre aqui sua Pesquisa
Pesquisa

Atual prefeita de Cubatão deverá ser reeleita no próximo domingo

05/10/2012

O IBOPE Inteligência, em parceria com a TV Tribuna, realizou entre os dias 2 e 4 de outubro a última pesquisa de intenção de voto para a prefeitura de Cubatão. A atual prefeita Marcia Rosa (PT) segue com o mesmo percentual de intenções de voto da pesquisa anterior, divulgada em 20 de setembro: 50%. Já o candidato Nei Serra (PSDB) oscila positivamente de 27% para 30% das menções. Desta forma, a diferença entre a petista e o segundo colocado é agora de 20 pontos percentuais.

Em patamar inferior, os candidatos Engenheiro Pedrinho de Sá (PTB) e Toninho da Elétrica (PSOL) oscilam dentro da margem de erro da pesquisa, obtendo, respectivamente, 7% e 2% das menções. O percentual de eleitores que não sabem em quem votariam é de 7%, enquanto aqueles que declaram a intenção de votar em branco ou nulo somam 4%.

 


Período de campo: de 2 a 4 de outubro de 2012
Tamanho da amostra: 602 eleitores
Margem de erro: 4 pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%
Solicitante: SAT-SISTEMA A TRIBUNA DE COMUNICAÇÃO DE SANTOS LTDA
Registro: Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo sob o protocolo Nº SP-01591/2012
Data de Publicação: 04/10/2012

 

Votos válidos

Nesta mesma pergunta, se fossem computados apenas os votos válidos – excluindo os indecisos e os votos brancos e nulos – a candidata Marcia Rosa ficaria com 56% das intenções de voto, enquanto Nei Serra estaria com 34%. Engenheiro Pedrinho de Sá teria 8% e Toninho da Elétrica teria 2%. Tal cenário aponta para a reeleição de Marcia Rosa.

 

Destaques por segmentos

O candidato Nei Serra apresenta um melhor desempenho em diversos segmentos pesquisados: sua a intenção de voto entre as mulheres aumenta 7 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior (33%), bem como entre os eleitores de  16 a 24 anos (34%). A preferência pelo candidato aumenta 6 pontos percentuais entre o eleitorado de 50 anos ou mais (31% hoje) e entre aqueles que possuem até a 4ª série do ensino fundamental (passa de 26% para 32%). Por último, um melhor desempenho do candidato tucano pode ser observado também entre os eleitores com renda mensal até 2 salários mínimos, segmento no qual a intenção de voto passa de 26% para 34%.

Marcia Rosa apresenta melhor desempenho entre os eleitores de 16 a 24 anos, passando de 50% para 57% nessa pesquisa, e entre aqueles que têm renda familiar maior do que 5 salários mínimos, segmento no qual a preferência do eleitorado pela candidata aumenta 11 pontos percentuais, chegando a 48% nessa rodada. Por outro lado, entre os eleitores com ensino superior, a candidata petista tem um pior desempenho agora, uma vez que sua intenção de voto passa de 52% para 44%.
 

Espontânea

Quando o disco com o nome dos candidatos não é apresentado aos entrevistados, Marcia Rosa aparece com 45% das menções, oscilando dentro da margem de erro em relação à pesquisa anterior, enquanto Nei Serra é citado espontaneamente por 28% dos eleitores, 7 pontos percentuais a mais nessa rodada. Engenheiro Pedrinho de Sá apresenta 4% das intenções de voto espontâneas, enquanto Toninho da Elétrica tem 1%. Os eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou nulo somam 7%, enquanto 14% não sabem ou não opinam.


Rejeição

Quando questionados sobre quais candidatos não votariam de jeito nenhum, 41% dos entrevistados mencionam Nei Serra, índice de rejeição que permanece estável em relação à pesquisa realizada em 20 de setembro. Já Marcia Rosa apresenta um percentual de rejeição 5 pontos maior nessa rodada, sendo citada por 32% dos eleitores de Cubatão. Em seguida estão Toninho da Elétrica, com 23% de índice de rejeição, e Engenheiro Pedrinho de Sá, com 19% (6 pontos percentuais a mais que na pesquisa anterior).

Os eleitores que declaram que poderiam votar em qualquer um dos candidatos somam 5%, ao passo que 7% não sabem ou preferem não responder. Lembrando que, nessa pergunta, o entrevistado poderia citar mais de um candidato.

 

 

 Outros Graficos

 

Selecione uma das opções abaixo para ver os resultados detalhados por variáveis sociodemográficas. Em seguida, clique nas abas abaixo do gráfico para escolher a variável desejada (sexo, idade, escolaridade e renda).

 

Somente desta rodada            Histórico de todas as rodadas