Pesquisas Eleitorais

 
Encontre aqui sua Pesquisa
Pesquisa

Mourão confirma-se na liderança e deverá ser eleito Prefeito de Praia Grande

05/10/2012


​A terceira pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência no município de Praia Grande a pedido da TV Tribuna, realizada entre os dias 01 e 03 de outubro, aponta a liderança do candidato Mourão (PSDB), com 58% das intenções de voto, apesar de apresentar um decréscimo de 5 pontos percentuais em relação à rodada anterior da pesquisa, em que verificou-se 63% das intenções de voto destinadas ao candidato tucano. Alexandre Cunha (PT) aparece na segunda posição com 23% das menções, patamar similar ao observado na pesquisa anterior.

O candidato Cunha Lima (PSC) é mencionado por 3% e Jasper (PSOL) por 2% do eleitorado praia-grandense, proporções similares às observadas na pesquisa realizada na segunda metade do mês de setembro. Os eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto são 6% e os indecisos ou que preferem não responder a pergunta são 8%.


Período de campo: De 1 a 3 de outubro de 2012
Tamanho da amostra: 602 eleitores
Margem de erro: 4 pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%
Solicitante: SAT-SISTEMA A TRIBUNA DE COMUNICAÇÃO DE SANTOS LTDA.
Registro: Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo sob o protocolo Nº SP-01552/ 2012
Data de Publicação: 03/10/2012


Votos válidos

No cálculo de votos válidos, onde são descontados os votos em branco, nulos e os indecisos, Mourão apresenta 68% das intenções de voto, 5 pontos percentuais a menos do que na última pesquisa. Tal proporção garantiria a vitória de Mourão se as eleições fossem hoje.

Alexandre Cunha mantém-se no mesmo patamar verificado na pesquisa anterior, com 26% dos votos válidos, assim como Cunha Lima e Jasper, que chegam a 4% e 2%, respectivamente.

Destaques por segmentos

Em relação à pesquisa anterior, o candidato Mourão apresenta um desempenho pior em alguns segmentos, com destaque para o decréscimo das intenções de voto no candidato nos segmentos em que o desempenho de Alexandre Cunha melhorou.

Entre os eleitores que cursaram o Ensino Médio, as intenções de voto em Mourão passam de 64% para 51%, um decréscimo de 13 pontos percentuais, enquanto o candidato petista apresenta um crescimento de 8 pontos no mesmo segmento, passando de 19% para 27%.

Entre os eleitores com idade mais avançada, de 50 anos ou mais, Mourão passa de 69% para 60%, enquanto Alexandre Cunha passa de 13% para 18%. Entre os eleitores que cursaram da 5ª até a 8ª série, Mourão tem um decréscimo de 8 pontos, passando de 71% para 63%, enquanto Alexandre Cunha tem um crescimento de 8 pontos, passando de 19% para 27% das intenções de voto.

Já entre o eleitorado praia-grandense com renda familiar de mais de 2 salários mínimos, Mourão passa de 68% para 61% das menções e Alexandre Cunha mantém-se estável. Entre o eleitorado com Ensino Superior completo, Alexandre Cunha tem um decréscimo de 15 pontos nas intenções de voto ( de 32% para 17%), e Mourão apresenta um crescimento de 5 pontos (de 52% para 57%).

Espontânea

Na pergunta espontânea sobre intenção de voto, ou seja, na pergunta em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, o candidato tucano apresenta 54% das menções, seguido pelo candidato petista, que apresenta 20%. Em outro patamar, Cunha Lima é mencionado por 3% e Jasper por 1% do eleitorado.

Os eleitores que pretendem votar em branco ou anular o voto são 7% e os indecisos ou que preferem não responder a pergunta são 15%.
Em relação à pesquisa anterior não há variação significativa nas citações a cada candidato, ou seja, só ocorrem mudanças que não extrapolam as margens de erro da pesquisa.

Rejeição

O candidato do PSOL apresenta o maior índice de rejeição, 38%, seguido por Alexandre Cunha (22%), Mourão (19%) e Cunha Lima (18%). Há ainda 4% dos eleitores que declaram que poderiam votar em qualquer um dos candidatos e 18% que não sabem ou preferem não responder a pergunta. Os dados não apresentam variação em relação ao observado no final de setembro. Lembrando que, nessa pergunta, o entrevistado poderia citar mais de um candidato.

 

 Outros Graficos

 

Selecione uma das opções abaixo para ver os resultados detalhados por variáveis sociodemográficas. Em seguida, clique nas abas abaixo do gráfico para escolher a variável desejada (sexo, idade, escolaridade e renda).

 

Somente desta rodada            Histórico de todas as rodadas