Pesquisas Eleitorais

 
Encontre aqui sua Pesquisa
Pesquisa

Paulo Pinheiro amplia vantagem e lidera disputa pela prefeitura de São Caetano do Sul

24/09/2012


​Metade dos eleitores de São Caetano do Sul (50%) declara intenção de voto em Paulo Pinheiro, do PMDB. É o que revela a segunda pesquisa de intenção de voto realizada pelo IBOPE Inteligência, entre 14 e 16 de setembro. O candidato peemedebista apresenta crescimento de onze pontos percentuais em relação à primeira pesquisa realizada no município paulista, há pouco mais de um mês, quando tinha 39% e estava tecnicamente empatado com Regina Maura (PTB).

A candidata petebista aparece agora em segundo lugar com 32% (ante 35% obtido em agosto). Já Fernando Turco (PSOL) obtém 1% das intenções de voto, enquanto o prof. Edgar Nóbrega (PT), que na rodada anterior teve 3%, renunciou à candidatura. A taxa dos que declaram pretensão de votar em branco ou nulo é de 7% e os indecisos são de 10%, ambos com oscilação negativa em relação a agosto.


Período de campo: De 14 a 16 de setembro de 2012
Tamanho da amostra: 406 eleitores
Margem de erro: 5 pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%
Solicitante: PAULO VILCHEZ CRIAÇÕES GRÁFICAS LTDA - ME
Registro: Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo sob o protocolo Nº SP-00937/ 2012
Data de Publicação: 18/09/2012

​Votos válidos

Considerando os votos válidos, ou seja, quando se exclui os votos brancos e nulos e indecisos, Paulo Pinheiro possui 59%, Regina Mara tem 39% e Fernando Turco 2%. Nesse cenário, considerando a margem de erro da pesquisa, não é possível afirmar se a eleição será ou não definida no primeiro turno.

Destaques por segmento

Entre a primeira e a segunda rodada, Paulo Pinheiro cresce entre os eleitores de todas as faixas etárias, principalmente entre os mais jovens, de 16 a 29 anos de idade (de 38% em agosto para 59% agora), bem como entre os eleitores mais escolarizados (de 36% para 54%), entre os eleitores que declaram renda familiar de mais de dois até cinco salários mínimos (de 39% em agosto para 55% em setembro) e entre os que declaram renda familiar acima disso (de 44% para 57%).

Espontânea

Quando a pergunta de intenção de voto é feita sem a apresentação do disco com os nomes dos candidatos, Paulo Pinheiro alcança 43% das menções espontâneas, seguido de Regina Maura, citada por 29%, enquanto Fernando Turco obtém 1%. Uma parcela (menor que 1%) citou outros nomes que não o dos candidatos, enquanto os que declaram a intenção de voto em branco ou nulo somam 8% e os que não sabem ou não querem se posicionar, 19%.

Expetativa de vitória

Na opinião de 52% dos entrevistados, o próximo prefeito de São Caetano do Sul será Paulo Pinheiro, independente de terem intenção de votar no candidato ou não. Outros 33% acreditam que Regina Mara será a próxima prefeita e 14% não sabem dizer.

Rejeição

Regina Mara é a candidata com maior taxa de rejeição entre o eleitorado de São Caetano do Sul: 36% não votariam nela de jeito nenhum. Outros 32% rejeitam Fernando Turco, e Paulo Pinheiro é preterido por 14%. Declaram que poderiam votar em qualquer candidato 7%, enquanto não sabem se posicionar a esse respeito 18%. Lembrando que, nessa pergunta, o entrevistado poderia citar mais de um candidato.

Avaliação da administração municipal

A administração do Prefeito José Auricchio Júnior é considerada ótima ou boa por 43%, na opinião de 31% ela é regular e outros 22% a avaliam como ruim ou péssima. Não sabem avaliar a administração atual 4%.

Na opinião dos eleitores de São Caetano do Sul, as áreas mais problemáticas do município são em ordem decrescente: a segurança pública (50%), a saúde (45%) e o trânsito (33%). Nesta pergunta, os entrevistados poderiam citar até três áreas.

Avaliação das administrações estadual e federal

Em relação à administração do Governador Geraldo Alckmin, 48% a consideram ótima ou boa, 31% avaliam-na como regular e 10% como ruim ou péssima. Não sabem avaliar 10%.

A administração da Presidente Dilma Rousseff é avaliada como ótima ou boa por 54% dos entrevistados, 28% consideram-na regular, 14% a avaliam como ruim ou péssima e 4% não sabem avaliar.

 

 Outros Graficos

 

Selecione uma das opções abaixo para ver os resultados detalhados por variáveis sociodemográficas. Em seguida, clique nas abas abaixo do gráfico para escolher a variável desejada (sexo, idade, escolaridade e renda).

 

Somente desta rodada           

 

 
Selecione uma Pasta de Trabalho
Selecione uma Pasta de Trabalho Para exibir uma pasta de trabalho nesta Web Part, primeiro você deve selecionar a pasta de trabalho.

Para selecionar uma pasta de trabalho, abra o painel de tarefas e edite a propriedade Pasta de Trabalho.
Clique aqui para abrir o painel de ferramentas.

Como faço para conectar esta Web Part a uma pasta de trabalho?