Pesquisas Eleitorais

 
Encontre aqui sua Pesquisa
Pesquisa

Primeira pesquisa IBOPE Inteligência em Porto Velho aponta cenário indefinido

23/10/2012


​Entre os dias 20 e 22 de outubro, o IBOPE Inteligência em parceria com a Rede Amazônica realizou a primeira pesquisa de intenção de voto para o segundo turno das eleições em Porto Velho. Neste momento, os dois candidatos estão empatados na disputa eleitoral. Dr. Mauro Nazif (PSB) aparece numericamente à frente com 48% das intenções de voto, empatado tecnicamente com o candidato Lindomar Garçom (PV) que obtém 46% das citações. Eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou anular o seu voto representam 4% do eleitorado, enquanto 2% ainda se declaram indecisos em relação ao seu voto.


Período de campo: De 20 a 22 de outubro de 2012
Tamanho da amostra: 602 eleitores
Margem de erro: 4 pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%
Solicitante: RÁDIO TV DO AMAZONAS LTDA.
Registro: Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia sob o protocolo nº RO-00241/ 2012
Data de Publicação: 22/10/2012


​Votos válidos

Considerando somente os votos válidos, isto é, desconsiderando os votos em branco e nulo e os eleitores que se declaram indecisos, Dr. Mauro Nazif fica com 51% enquanto Lindomar Garçom atinge 49% dos votos válidos.

Destaques por segmentos

Analisando os diversos grupos de eleitores, é possível observar que o empate técnico apontado na média geral do eleitorado não se confirma nos outros segmentos. A intenção de voto do candidato do PSB, Dr. Mauro Nazif, cresce conforme aumenta a escolaridade do eleitor. Entre os que cursaram até a 4ª série ele atinge 35%, entre os que estudaram entre a 5ª e 8ª série sua intenção de voto é de 42%, entre os que cursaram o ensino médio ela sobe para 51% e entre os que têm o ensino superior o candidato atinge 65% das intenções de voto.

Já com o candidato Lindomar Garçom a situação é inversa: entre os que cursaram o ensino superior, o candidato do PV atinge 30% de intenções de voto, entre os que têm o ensino médio ele alcança 42%, entre os que cursaram entre a 5ª e 8ª série ele obtém 53% das citações e entre os que estudaram até a 4ª série sua intenção de voto sobe para 58%.

A mesma situação é observada quando se faz o recorte por renda familiar do eleitor. Quanto maior a renda familiar, maior a intenção de voto de Dr. Mauro Nazif e quanto menor a renda familiar do eleitor, maior a intenção de voto de Lindomar Garçom. Entre os eleitores com maior renda (mais de 5 salários mínimos), Dr. Mauro Nazif chega a 64% das intenções de voto, contra 34% de Lindomar Garçom. Entre os que ganham entre 2 e 5 salários mínimos, o candidato do PSB fica com 51%, contra 42% do candidato do PV. Já entre o eleitorado com menor renda (até 2 salário mínimos), Dr. Mauro Nazif atinge 42% das intenções contra 51% de Lindomar Garçon.

Com relação à idade do eleitorado, Dr. Mauro Nazif alcança um melhor desempenho entre os eleitores com idade entre 25 e 29 anos (55% das intenções de voto), ao passo que Lindomar Garçom possui uma intenção de voto maior entre os eleitores com 50 anos ou mais (52%).

Espontânea

Quando questionados sobre sua intenção de voto sem a apresentação do disco com o nome dos candidatos, 47% dos eleitores de Porto Velho declaram espontaneamente a intenção de votar em Dr. Mauro Nazif ao passo que 44% citam o candidato do PV, Lindomar Garçom. Brancos e nulos somam 5%, e os indecisos representam 4% do eleitorado da capital de Rondônia.

Decisão de voto

Entre o eleitorado porto-velhense, 89% afirmam que sua intenção de voto é definitiva, enquanto que 10% afirmam que ainda podem muda de opinião até a data da eleição. Entre o eleitorado de Lindomar Garçom, 93% afirmam que estão seguros de sua intenção de voto, contra 7% que declaram que ainda não estão totalmente decididos. Já entre os eleitores que declaram a intenção de votar em Dr. Mauro Nazif, 90% afirmam que manterão a mesmo intenção de voto até o próximo domingo, ao passo que 10% reconhecem que ainda podem mudar sua intenção de voto. Entre os eleitores que declaram a intenção de votar em branco, nulo ou ainda se declaram indecisos, 63% afirmam que sua intenção de voto é definitiva, contra 24% que ainda estão dispostos à mudar de opinião.

Expectativa de vitória

Independente da intenção de voto, 49% do eleitorado porto-velhense acreditam que Lindomar Garçom será eleito no próximo domingo para chefiar o Palácio Presidente Tancredo Neves, sede da Prefeitura de Porto Velho. Já para outros 44%, será Dr. Mauro Nazif quem comandará o Poder Executivo da capital rondoniense.

Avaliação da administração municipal

A gestão do Prefeito Roberto Sobrinho é avaliada de maneira positiva (ótima/ boa) por 31% do eleitorado, como regular por 37% e de maneira negativa (ruim/ péssima) por 30% dos eleitores de Porto Velho.
A atual gestão é aprovada por 54% do eleitorado, contra 43% que a reprovam.
 
Avaliação da administração estadual e federal

Entre os eleitores da capital, a gestão do atual Governador de Rondônia, Confúcio Moura, é avaliada como ótima ou boa por 26% dos eleitores, como regular por 40% e como ruim ou péssima por 31% do eleitorado.

A administração da Presidente Dilma Rousseff é avaliada de maneira positiva (ótima/ boa) por 57% do eleitorado porto-velhense, como regular por 31% e de maneira negativa (ruim/ péssima) por 11% dos eleitores.

 

 Outros Graficos

 

Selecione uma das opções abaixo para ver os resultados detalhados por variáveis sociodemográficas. Em seguida, clique nas abas abaixo do gráfico para escolher a variável desejada (sexo, idade, escolaridade e renda).

 

Somente desta rdada           

 

 
Selecione uma Pasta de Trabalho
Selecione uma Pasta de Trabalho Para exibir uma pasta de trabalho nesta Web Part, primeiro você deve selecionar a pasta de trabalho.

Para selecionar uma pasta de trabalho, abra o painel de tarefas e edite a propriedade Pasta de Trabalho.
Clique aqui para abrir o painel de ferramentas.

Como faço para conectar esta Web Part a uma pasta de trabalho?