Pesquisas Eleitorais

 
Encontre aqui sua Pesquisa
Comunicado

Resultado do 1º turno: Rio de Janeiro

06/10/2014

​Desde o início a campanha eleitoral no Rio de Janeiro foi acirrada entre três candidatos: Luiz Fernando Pezão, Garotinho e Marcelo Crivella.
 
Durante a campanha, todas as movimentações foram captadas, incluindo a queda de Garotinho e a ascensão de Pezão em setembro e outubro. Entretanto, as pesquisas não conseguiram captar a velocidade dessas movimentações no final da campanha. As menções ao candidato Marcelo Crivella foram apontadas corretamente, assim como a primeira colocação de Luiz Fernando Pezão.
 
Além desta situação acirrada, os eleitores estão decidindo seu voto cada vez mais tarde, o que causa a diferença no resultado final. Da mesma maneira, a exposição do eleitor aos últimos acontecimentos ocorridos no estado geram informações que podem justificar uma mudança na sua intenção de voto.
 
No entanto, na mesma pesquisa o IBOPE Inteligência apontou corretamente, para o Senado, a vitória de Romário e a segunda colocação de Cesar Maia, o que corrobora a movimentação brusca para governador.