Pesquisas Eleitorais

 
Encontre aqui sua Pesquisa
Pesquisa

 Situação de empate se mantém no Mato Grosso do Sul

20/10/2014

​Na segunda rodada de pesquisas após o primeiro turno realizada no Mato Grosso do Sul pelo IBOPE Inteligência à pedido da TV Morena, o candidato Reinaldo Azambuja, do PSDB, tem 46% das intenções de voto, empatado tecnicamente com o senador Delcídio (PT), que tem 45% das menções. O cenário permanece estável em relação à rodada anterior. Brancos e nulos oscilam negativamente três pontos percentuais (p.p.) e somam 4%. Aqueles que não sabem ou não respondem variam positivamente 2 p.p. e totalizam 5%.

VOTOS VÁLIDOS: REINALDO AZAMBUJA 51% X DELCÍDIO 49%

Levando em consideração somente os votos válidos, isto é, excluindo o percentual de indecisos e de intenção de voto em branco ou nulo, Reinaldo Azambuja tem 51% contra 49% do candidato petista, mantendo os números observados na pesquisa passada.

Destaque por segmentos

O candidato do PSDB tem mais simpatizantes entre os eleitores sul-mato-grossenses com 16 a 24 anos e entre os que possuem ensino superior, com 53% das intenções de voto total em ambos os segmentos e 56% e 58% dos votos válidos, respectivamente. Esta última parcela do eleitorado citada já se destacava entre os eleitores de Reinaldo Azambuja.

Delcídio, por sua vez, se desempenha melhor entre aqueles que têm renda familiar
mensal com mais de um a dois salários mínimos (53% das menções totais e 58% dos votos válidos). Na pesquisa anterior, o petista já se destacava neste segmento, com 49% das intenções de voto.

Intenção de voto espontânea

De maneira espontânea, ou seja, quando não é apresentado o disco com o nome dos candidatos, Reinaldo Azambuja e Delcídio são lembrados por 43% dos eleitores cada um. Eleitores sul-mato-grossenses com intenção de votar em branco ou de anular o voto são 4% (eram 7% anteriormente) e aqueles que preferem não opinar somam 9% (variação positiva de 2 p.p.).

Expectativa de vitória

Independentemente de suas intenções de voto, 44% dos entrevistados acreditam que Delcídio será o vitorioso, enquanto 42% creem na vitória de Azambuja (eram 44% na pesquisa anterior). Eleitores do Mato Grosso do Sul que não sabem ou não respondem totalizam 14%.

Intenção de voto para presidente

No Mato Grosso do Sul, Aécio Neves, do PSDB, tem 48% das menções e a presidente Dilma (PT) aparece com 43% das intenções de voto (oscilação positiva de 2 p.p. em relação ao levantamento anterior). Brancos e nulos somam 4% (eram 7% na pesquisa passada) e indecisos são 5%, oscilando positivamente 2 p.p. se comparado com a segunda semana de outubro. Levando-se em conta apenas os votos válidos, Aécio tem 53% das intenções de voto contra 47% das menções de Dilma no Mato Grosso do Sul.

Avaliação da atual administração

A administração de André Puccinelli no governo do Mato Grosso do Sul é avaliada como ótima/boa por 53% dos entrevistados, apresentando queda de 5 p.p. em comparação à medição passada, como regular por 33% (eram 30% anteriormente) e como ruim/péssima por 9%. A maneira como Puccinelli administra o estado é aprovada por 66% e desaprovada por 25%. Aqueles que não sabem ou não respondem são 9%.

Selecione uma das opções abaixo para ver os resultados detalhados.

 

Rodada atual                         Histórico de Rodadas


                       

  

Período de campo: a pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 19 de outubro de 2014.
Tamanho da amostra: foram entrevistados 812 eleitores.
Margem de erro: a margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%.
Solicitante: pesquisa contratada pela TELEVISÃO MORENA LTDA.
Registro:registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul sob registro nº MS-00072/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo nº BR-01135/2014.
Data de Publicação:21/10/2014