Pesquisas Eleitorais

 
Encontre aqui sua Pesquisa
POLLITICS

Novo produto do IBOPE Inteligência, o Pollitics foi criado para monitorar e acompanhar em tempo real as postagens feitas por usuários das mídias sociais referentes a política em geral. Com métricas e indicadores exclusivos, a ferramenta possibilita avaliar o desempenho dos candidatos e ter visão completa do cenário político brasileiro nas redes.

As postagens coletadas são classificadas pelo Pollitics de acordo com a positividade ou negatividade do conteúdo, permitindo fácil identificação se os usuários têm falado bem ou mal dos candidatos e temas políticos.
 
Indicadores exclusivos
 
O entendimento das informações publicadas nas mídias sociais pelos eleitores brasileiros é feito a partir de algoritmos de text mining (mineração de textos) que transforma dados não estruturados em informações relevantes por meio do agrupamento de informações. São eles:
 
  • Índice de Sentimento: avalia os candidatos quanto às postagens positivas e negativas feitas sobre ele de acordo com um escore que vai de 0 a 100. Quanto mais próximo de 100, mais positivo é o sentimento em relação ao candidato; quanto menor, mais negativo. É definido pela média dos escores das postagens. Para o cálculo do Índice de Sentimento, frases mais agressivas, tanto positivas quanto negativas, contribuirão de forma diferenciada para o sentimento total, devido ao peso da pontuação que a postagem recebe.

 

  • Índice de Simpatia: definido pela quantidade de usuários classificados como promotores e detratores de cada candidato. O índice é medido considerando o sentimento daquela postagem e a quantidade de seguidores de quem escreveu. Quanto mais pessoas influentes falarem negativamente sobre o candidato, pior será o indicador.

 

  • Índice de Engajamento dos usuários: índice que, com base em um cálculo matemático, define o engajamento dos usuários com a política. Atribui-se uma pontuação para os usuários de acordo com o volume e tipos de postagens (contendo menção, retuíte, link ou hashtag) feitos nos últimos 30 dias. É possível, então, que o candidato entenda o nível de engajamento dos usuários que interagem com ele.

Para quem é?
Essa plataforma digital é voltada para profissionais e empresas que trabalham com política, como candidatos, assessores, consultores políticos e partidos, além de jornalistas, investidores, empresários e companhias do setor financeiro.

Qual o investimento?
O Pollitics está disponível em três opções:

Versão governo:
- Indicadores com base nos candidatos ao governo estadual.
- Filtro de região e visão presidencial circunscritos ao estado no qual a candidatura é disputada.
 
Versão presidencial:
- Indicadores com base nos candidatos à presidência.
- Permite filtro nacional (total do país) e regional (por estado).Permite filtro nacional (total do país) e regional (por estado).

Versão política brasileira
Visão geral da política nacional.
Indicadores por temas e principais assuntos, sem o cenário de disputa eleitoral.
 
Quer mais informações?
Experimente o Pollitics gratuitamente por três dias. Entre em contato com pollitics@ibopeinteligencia.com